segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Correção da prova de fisica do ano de 2000 UFRGS - POA

Aula de Correção das Provas da UFRGS.
Sabado dia 16 de setembro de 2011.
Horario 14:00 HRS
A primeira a prova é de fisica do ano de 2000.
Confirmar presença até o dia 16 de setembro pelo e-mail  ana claudia peixoto(anaclaudiapei40@hotmail.com)  ou pelo telefone: (51) 91781448
Obrigada

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Exercicios Sobre Espelhos Esféricos

Exercício de Leis de Newton

Exercício 1
Dada a figura

Determine: a) a aceleração do conjunto; b) a força que o bloco A exerce sobre o bloco B.
RESPOSTAS: a) 4 m/s² b) 12 N

Exercício 2
Dado a figura abaixo:

Determine: a) a aceleração do conjunto; b) a força que o bloco A exerce sobre o bloco B; c) a força que o bloco B exerce sobre o bloco C.
RESPOSTAS: a) 2 m/s²
b) 16 N c) 10 N

Exercício 3
Dada a figura abaixo

Determine: a) a aceleração do conjunto; b) a atração no fio.
RESPOSTAS: a) 4 m/s² b) 8N

Exercício 4
A partir da figura abaixo

Determine: a) a aceleração do conjunto; b) a tração no fio.
RESPOSTAS: a) 6 m/s² b) 12 N
Exercício 5
Dada a figura abaixo,

Sabendo que || = 45 N, determine: a) a aceleração do conjunto b) a tração no fio
RESPOSTAS: a) 3 m/s² b) 39 N
Exercício 6
Dada a figura abaixo

Determine: a) a aceleração; b) a tração no fio.
RESPOSTAS: a) 2 m/s² b) 24 N

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Energia mecânica
A energia mecânica é a energia do movimento e está relacionada com a capacidade de se realizar trabalho mecânico. Desta forma, quando um objeto estiver em movimento ou com capacidade de realizar movimento, há então uma certa quantidade de energia mecânica associada.


Há alguns tipos de energia que se enquadram nesta descrição, mas com certeza a energia potencial gravitacional (Ep) e a energia cinética (Ec) são dois dos tipos de energia mecânica mais conhecidos. Outros tipos de energia mecânica que podem ser mencionados são a energia potencial elástica e energia rotacional dentre muitas outras.


A energia mecânica total (Et) de um corpo é o somatório de todas as energias mecânicas presentes:


Et = Ep + Ec + outras formas de energia mecânica



Nesta figura temos inicialmente um objeto de massa m, que é largado de uma altura h com velocidade inicial zero. No instante inicial da queda do objeto a sua energia potencial gravitacional vale m.g.h e, sua energia cinética vale zero. Portanto, a energia mecânica total é a própria energia potencial (Et = Ep = m.g.h).


Repare que durante a queda do objeto (redução da altura e aumento da velocidade) a energia potencial é reduzida e a energia cinética é aumentada. Uma vez que, na ausência de efeitos dissipativos de energia, a energia mecânica se mantém constante, isto quer dizer que as variações de energia potencial (variação negativa) e cinética (variação positiva) são idênticas em módulo durante a queda do objeto.


A figura abaixo ilustra este efeito da conservação da energia mecânica, onde se pode ver que Et é constante durante todo o percurso do objeto enquanto que Ep diminui linearmente conforme h diminui. Esta dependência linear entre Ep e h é proveniente da fórmula Ep = m.g.h. Percebe-se ainda que o coeficiente angular desta reta é o próprio peso (m.g) do objeto.



Quanto ao fato da dependência linear de Ec com h esta se explica porque para Et ser constante, as variações de Ec e Ep devem ser iguais em módulo e, como Ep é uma reta Ec deverá ser também.